terça-feira, 18 de outubro de 2011

Preconceito: Causas e Consequências

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características superiores a outros pertencentes a etnias diferentes, baseado unicamente nas aparências e na empatia.

Tudo se iniciou no período de colonização, quando uma etnia dominava a outra, porém infelizmente esse conceito de diferença prevaleceu até hoje, causando o preconceito racial, que por esses motivos é mais existente em relação aos negros. Muitas lojas não admitem negros, pessoas os tratam com indiferença, os agridem, etc por simplesmente acharem que são superiores, por ter aparência diferente. Porém existe preconceito com outras raças também, como os brancos, os asiáticos, pardos, etc.

Atualmente, para benefício dos negros, foram criadas as cotas nas faculdades, para tentar ajudar essas pessoas, que muitas vezes não têm tantas chances de estudar, porém isso acaba gerando ainda mais preconceito entre as pessoas.

Ao longo da história, existiram ícones como Martin Luther King e Malcon X, que lutaram bravamente contra o preconceito racial e conseguiram com que algumas leis fossem impostas, a fim de acabar com essa diferença estabelecida entre as pessoas, porém essas leis não foram completamente seguidas e por isso existe o preconceito racial até hoje.

Muitos países ainda tentam aprovar leis,educar seu povo e fazer discursos contra o preconceito, porém existem muitas pessoas que não conseguem entender que todos somos iguais e devemos ter direitos e sermos tratados igualmente, ainda que o preconceito racial deixa profundas marcas nas pessoas que o sofrem e essas pessoas muitas vezes acabam por achar realmente que são inferiores às outras.

2 comentários: