terça-feira, 8 de novembro de 2011

Preconceito racial no Brasil

Zumbi Dos Palmares

O Preconceito no Brasil é algo que persiste até hoje. É um assunto que continua sendo polêmico e que ainda é alvo de diversas ações por parte da população brasileira, esses atos são: xingamentos, apelidos, diferenciação da pessoa pelo fato dela ser de outra raça, leis que fazem o preconceito aumentar, etc.
Mas aqui, não como nos EUA, o preconceito não é algo forte a ponto de unir uma nação contra uma raça, é apenas algo pequeno em relação ao que houve, mas é um tema que tem que ter uma solução rápida para que não se torne algo maior.
O Brasil, como tantos outros países, luta contra o preconceito com campanhas, conscientização da população e até com leis, porém estas são desrespeitadas, pois muitas pessoas não têm a mente madura o suficiente para entender que todos somos iguais.
O Brasil está longe de ser um país onde todos sejam iguais. Estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem salários superiores, cerca de 50%, aos recebidos pelos negros no desempenho das mesmas funções, e que o índice de desemprego desses também é maior. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência, a evasão escolar são consideravelmente mais acentuados para os negros.
Para comemorar uma vitória da raça negra, é comemorado no dia 20 de novembro de todos os anos no Brasil o "Dia Nacional da Consciência Negra".
Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário